quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Ahmed Ben Kassin (5)



Granada, Espanha

Durante o cerco de Granada

Eu partirei chorando as rosas de Granada,
E muito hei-de chorar pela mais bela de todas,
Aquela que eu amei como se fosse eterna.
E viverei sabendo o amor e a morte.

Mas se a espada infiel me ferir o peito,
Não tenha piedade do meu corpo
Nem tema o orvalho rubro que lhe tinja o gume,
Porque na morte eu talvez não saiba que estou morto.

Lágrima a lágrima verterei o meu sangue por ti, Granada.

Na queda de Granada

Vagueia por Granada um pranto mudo.
Uma adaga de dor fere-me o coração,
E a minha alma é como uma cota de malha
Rota pelo gume da cimitarra.

Há quem procure a piedade da morte.

Muito mais são as dores que as feridas,
Muito mais são as lágrimas que o sangue.

(O poema seguinte é uma metáfora, em que a amada é Granada, que caiu sem grande resistência.)

Em mãos infiéis

A minha amada desnudou-se e cobriu-se de vergonha.
Só a vergonha veste agora a minha amada.
A minha amada dormiu com o infiel,
Entregou-se nos seus braços e deitou-se na sua cama.
Esqueceu as juras de amor que eu lhe fizera
E deixou-se seduzir por falas mansas.

Como eu entendo que ele a tenha amado,
A ela, a mais amável de todas!

Oh, se eu pudesse tê-lo cegado antes que ele a contemplasse!
Mas não tocarei sequer um só dos seus cabelos,
Para não tornar mais infeliz ainda a minha amada.

3 comentários:

Anónimo disse...

tenho vindo aqui (sempre de mansinho), beber estes seus "Cântico dos Cânticos"...ou "Cantares de Salomão"...!...
ao 5º, não resisto: que Beleza!
beijocasssss
vovómaria

Eduarda disse...

Meu Amigo,
Não consegui passar da primeira estrofe de «Durante o cerco de Granada»...tomou-se-me tamanho nó na garganta e arrepio que me fiquei por ali.Dói,de tão belo!De tão puro!
Quando arranjar coragem,quando a força me levar,voltarei.
Que sensibilidade,Amigo!
Bendita pena,bendita alma!
Abraço de cá.

Anónimo disse...

Vovó Maria
Apesar de mais nova do que eu uns pares de anos, a sua presença aqui é sempre uma bênção.
Eduarda
Que posso eu dizer a respeito de tão sentidas palavras?... Que a emoção é um dom de Deus!
Abraços para ambas. E obrigado às duas.
Daniel