segunda-feira, 23 de maio de 2011

Os Nós e os outros

Mosteiro de Nossa de Guadalupe (origem da fotografia: http://www.spainonline.com/)

Sentado na beira do tanque em frente ao mosteiro de Nossa Senhora de Guadalupe, Don Antonio Mayoral. Numa esplêndida tarde que tardava em acabar, o Sol morria. Falou-me dos Republicanos. E mostrou-me o indicador direito, torto, rígido, como um mapa feito de cicatrizes. Disse: “Foram eles que me fizeram isto…” Certamente haveria mostrado aquele dedo centenas ou milhares de vezes, e dito centenas ou milhares de vezes “foram eles que me fizeram isto”. Perguntei-lhe: “Já pensou que também fez isso a eles?” E com Don Antonio fiquei triste quando, tristemente, como se nunca tivesse pensado que havia eles no mesmo lado do sofrimento, respondeu: “É verdade…”


7 comentários:

Anónimo disse...

"Quanto tempo dura o instante em que dois ou três sonhos inconfessos são partilhados num sorriso, se o sabor do vinho que os lavou da crosta acinzentada do impossível nunca mais sairá do fundo das gargantas"

Anónimo disse...

M. M.?
Um forte abraço e um copo de bom vinho.
Daniel

Ibel disse...

Nunca há só maus de um lado e bons do outro.Ninguém pode lamentar-se sobre as suas próprias dores, sem antes se questionar sobre as dores alheias que provocou.Esta capacidade de dizeres tanto de forma tão simples é um afago.

PS.Não tenho comentado, mas tenho lido,amigo Daniel. E como gostei de ouvir-te! Aquela «mar de bem» é surpreendente!!!! Um grande abraço.

Mar de Bem disse...

Gosto da tarde que tardava em acabar...
É nessas tardes que teimam em não acabar, que se ditam desabafos e até nos tornamos cúmplices do OUTRO (que apenas agora aceita o outro lado da moeda, como coisa... NORMAL). Nesta "hora dos mágicos cansaços", perdoamo-nos e entregamo-nos, como se o SOL caísse em nós, permitindo o aconchego da sua luz enquanto a noite vem...

Está um entardecer maravilhoso neste canal Pico/Faial... E... eu ficando só...

Rui Vasco Neto disse...

daniel, caríssimo,
confesso: não aguento mais as saudades, essa é que é essa!
talvez por isso, talvez por outro motivo qualquer, a verdade é que me lembrei de ti na hora de passar este desafio que te aguarda aqui http://setevidascomoosgatos.blogs.sapo.pt/1791638.html

aceita um abraço, com amizade
do

rvn

Anónimo disse...

Olá, Daniel!

Temos vindo muitas vezes aqui, mas nem sempre comentamos.

É tão mais fácil "apontar o dedo"... tão mais fácil julgar do que ser julgado.

Beijinho transatlântico.

Francisca e Mafalda

Ibel disse...

Daniel, deixas o espólio abandonado como um mosteiro de porta fechada onde ninguém entra quando apetece rezar.